top of page

ESC. PATRONATO NOSSA SRA. DE NAZARÉ

 Em abril de 1957, chega como auxiliar, o vigário Pe.Lino Della Morte. Em março de 1958 é oferecido à comunidade uma escola bem maior, amparando 120 crianças empobrecidas, funcionando com 4 turmas e 4 professoras. Para administrar essa escola, o Pe. Mário Versé faz festas de arrecadação de verbas, manda cartas para solicitar mais cooperação, com essas mudanças iniciou-se também a reforma da Casa Paroquial.

 Com o passar dos anos, o Pe. Mário Versé sentindo a necessidade de ampliar os serviços oferecidos devido a falta de escolas próximas para atender a todas as crianças da Instituição, passou a atender então crianças na faixa etária de 6 a 14 anos, surgindo assim a ESCOLA PATRONATO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ (nome mantido até hoje), que oferecia atividade escolar de 1 ª a 5ª série. Pe. Lino já conhecido e estimado por todos fica no lugar de Pe. Mário Versé e é empossado no dia 26 de junho de 1966.

 Pe. Lino com muito bom senso e praticidade, procura ampliar o ambiente físico, adquirindo juridicamente espaço ao redor da Matriz; conseguindo 3 lotes de terreno de 1350 m; o primeiro de 605 m do Sr. Isidoro Josué de Paula Viana, o segundo com 244 m e o terceiro de 550 m do Sr. Leitão, construindo neste terreno uma nova ala para salas de aula, casa paroquial e dependências.

 Em 23 de outubro de 1978 Pe. Remígio assume a Escola em precárias condições financeiras, com poucos alunos. Nesta época o Pe. cria o movimento Lar Substituto, onde as crianças eram encaminhadas as famílias, para que elas dessem assistência e cuidassem das crianças sem famílias. O Pe. Gelsi Fiorentin com muito dinamismo e jovialidade atua de forma a atender 470 alunos com o melhor ensino possível, resgatando os princípios fundamentais da Pedagogia Guanelliana. Também foram realizadas na Escola reformas significativas no espaço físico, aumentando três salas de aulas no prédio, reforma da quadra de esportes e renovação dos bens.

 Escola atende aproximadamente 100 alunos do Apoio Sócio Educativo em meio Aberto, que estudavam regularmente no turno da manhã e no turno da tarde participavam de diversas atividades, planejadas especificamente para eles. Os alunos do Apoio Sócio educativo fazem três refeições diárias na escola, possuem atendimento dentário, psicológico e fonoaudiólogo, além de atividades de artesanato, teatro, dança karatê e educação física.

 Através da não Renovação do contrato com a Amencar, que redirecionou seu trabalho para o continente africano, a chegada da parceria com a Prefeitura aconteceu em 2004, onde a instituição passou a atender cinquenta crianças de dois a três anos, com bolsa de cem por cento, tendo o valor repassado pela prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

 Em 2006 reassume à direção da escola, o Pe. Gelsi Fiorentin, neste período a instituição passou por algumas dificuldades, reflexo da perda do contrato com a Amencar, reduziu o número de crianças e consequentemente, de funcionários. Em dezembro de 2008, o Patronato Nossa Senhora de Nazaré, deixou de oferecer o ensino fundamental. No ano de 2009, assume a Direção, Pe. Flávio Demoliner, atendendo somente, o segmento da Educação Infantil, com crianças de 02 à 05 anos de idade, oferecendo atividades como: aula de informática, educação física e religiosa, festividades de datas comemorativas, celebrações, integração entre a comunidade e a escola. Foi uma inovação. Tudo indica que deu certo com base na avaliação feita com o corpo docente e comunidade local. É verdade que o ensino fundamental acabou, mas a atividade caritativa continua através da Educação Infantil.

 2010, assume a direção geral da escola, Pe Atanásio Scwartz, onde iniciou-se um trabalho de reestruturação física, pedagógica, voltados para tronar a Instituição uma referência em Anchieta. 2012, assume a direção Pe. Deoclésio Danielli, onde deu continuidade ao trabalho e iniciou as atividades extracurriculares, como balé e judô. 2013, assume a direção, o Pe.Hélio da Costa Ferreira, que com dinamismo, foi o gestor desta instituição até fevereiro de 2020. Nesta gestão, tivemos grandes desafios e conquistas. E com a ajuda de Deus, a intercessão de Nossa Senhora mãe da Divina Providência e nosso Santo educador São Luís Guanella, ensinamos e incentivamos nosso carisma.

 

 2020, assume a direção o Pe. Elisandro Iserhard da Silva toma posse com novo diretor, com foco e determinação inicia sua gestão reorganizando os setores, contratando novos operadores, reestruturando o organograma e aproveitando o momento da pandemia para realizar diversas reformas na estrutura da instituição. Em 11/12/2020 Padre Francisco Bernardone dos Santos Costa, SdC é nomeado diretor, tem como prioridade a parte pedagógica, estando sempre presente, realizando reuniões com a coordenação, direção pedagógica e construindo junto projetos, eventos e calendários.

 

 No ano de 2022, Pe Elisandro Iserhard da Silva volta a assumir a direção dando continuidade ao seu trabalho realizado anteriormente. Tendo como premissa o método preventivo, um dos princípios pedagógicos deixados por São Luís Guanella. O diferencial neste ano é a preocupação na capacitação dos operadores, oferecendo cursos nos diversos setores e proporcionando através do Padre Tiago Santos momentos de aprendizagem e conhecimento sobre a Pedagogia Guanelliana.  

Educação Infantil

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. 

O trabalho realizado no seu interior tem caráter educativo e visa garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para as crianças.

  • 2 a 5 anos

  • Período Parcial e Integral

Endereço

Praça Nazaré 18 - Anchieta / RJ

Contato

Horário de Funcionamento

(21) 3339-4420

Seg - Sex

7:30 am – 11: 30 Parcial

Seg - Sex

7:30 am – 16:00 Integral

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page