A Congregação dos Padres e Irmãos Servos da Caridade iniciaram o atendimento em 09 de julho de 1950, aos “Meninos de Rua”, como eram chamados na época, no Patronato Santo Antônio, nas margens da BR 285, Km 330, na localidade denominada Capão do Leão no ano de 1950, porém como este local ficava distante da cidade, foi adquirido o terreno atual em fevereiro de 1954 e iniciada a obra que foi inaugurada dia 12 de junho de 1960.
Durante muitos anos o Patronato Santo Antônio atendeu meninos em regime de Internato e Semi-Internato oferecendo às crianças, além de estudo, alimentação e abrigo, a possibilidade de aprendizado nas oficinas de Gráfica, Marcenaria e Agricultura/Horticultura. No ano de 1996 iniciou-se também o atendimento às meninas, em regime de Semi-Internato.
No ano de 1998 a Escola Patronato Santo Antônio foi municipalizada devido à dificuldade financeira em manter o atendimento priorizando as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em julho de 2005, devido à Legislação foi encerrado o atendimento do Internato. A Associação Servos da Caridade - Patronato Santo Antônio, a partir de então, fez um Termo de Acordo e Cooperação Mútua e o espaço da Escola foi cedido para o município. A partir do ano de 2015 a EMEF Patronato Santo Antônio foi transformada em Escola de Turno Integral.
No ano de 2015, não foram desenvolvidas atividades diretas às crianças e adolescentes pela entidade, no entanto, a Associação Servos da Caridade - Patronato Santo Antônio permaneceu oferecendo apoio às atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Em 2017 os Servos da Caridade retomam o Projeto Social voltado para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, mediante prévia inscrição.
Proposta Educacional
Em 2017 a Servos da Caridade retomam o Projeto Social voltado para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, mediante prévia inscrição.
As atividades de convivência e fortalecimento de vínculos são realizadas no turno da tarde, onde são ofertadas Oficinas de Violão, Capoeira, Padaria, Teatro, Escolinha de Voleibol e Futebol, buscando potencializar e desenvolver habilidades, garantindo seus direitos e proporcionando, espaços de formação/desenvolvimento, integração social e comunitária, com a garantia de seus direitos e seu fortalecimento enquanto protagonistas no exercício da cidadania.
As ações são realizadas pela equipe técnica formada por assistente social e psicóloga, orientador social e facilitadores de oficinas devidamente habilitados e objetivam reduzir os fatores de risco que interferem no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.
ATIVIDADE EXTRACURRICULARES
Oficina de Música
A oficina de música é um processo, no qual através de uma manipulação de objetos sonoros, descobertos ou inventados, leva ao desenvolvimento da capacidade criativa.
Padaria
A formação básica em panificação tem o objetivo de proporcionar conhecimento sobre como criar recheios, a história da panificação, práticas de higiene pessoal, tipos de massas e formas de preparo, equipamentos e utensílios, dentre outros.
Futebol e Voleibol
É trabalhado o aperfeiçoamento motor de todos os fundamentos técnicos básicos do futsal e a aprendizagem das valências físicas n [...]
Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos [...]
Endereço
Rua Don Luis Guanella, 295 - Boa Vista - Carazinho, RS
Contato
Horário de Funcionamento
Seg - Sex
8h – 18h