top of page

ESCOLA ED. INFANTIL PÃO DOS POBRES 

   As atividades da Escola Pão dos Pobres Santo Antonio iniciaram-se com o Pe. Raffael Scarfó que adaptou a antiga escola paroquial, transformando-a na Creche “Escola Pe. Orlando”, inaugurada em 06 e março de 1972, que atendia gratuitamente mais ou menos 100 crianças de 3 a 6 anos de idade; tendo como objetivo atender as crianças pobres para que as mães pudessem trabalhar e ter local adequado para deixar seus filhos. Nós desenvolvemos atividades, pedagógicas de acordo com os documentos norteadores para Educação Infantil  e BNCC, as atividades estas sempre de acordo com a faixa etária de cada turma, atividades culturais, datas comemorativas, religiosas, hora do conto e brincadeira. Em 1982 se fixa a nova sede definitiva da Escolinha Pe. Orlando, o antigo prédio paroquial ao lado da igreja foi demolido, e em seu lugar.

   Ao longo dos seus 50 anos de história a Escoli Pe. Orlando passou por adequações e transformações. Por necessidade da legislação, no ano de 2017 teve seu nome fantasia trocado para Escola de Educação Infantil Pão dos Pobres de Santo Antônio. Atende atualmente 142 crianças. Tem como base a Pedagogia Guanelliana e prioriza o bom atendimento na Educação Infantil. É uma Instituição que durante muitos anos serviu para auxiliar as famílias necessitadas, atualmente é referência na área de Educação infantil na cidade de Santa Maria.

   Atualmente atende  crianças em idade de educação infantil do 1 ano aos 5 anos e 11 meses, divididos em Berçário I, Maternal II Pré A e Pré B; de segunda à sexta – feira das 08h00min às 17h00min; oferece lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

    Conta com equipe multidisciplinar sendo, Direção Pedagógica, Coordenação Pedagógica, Educadora Especial, Assistente Social, Pedagogas habilitadas, Auxiliares da área da pedagogia, limpeza, cozinheira, auxiliares de cozinha, somando o total de 24 funcionários. Recebendo encaminhamentos via Central de Vagas; mantêm suas atividades por meio do termo de compromisso com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, convênios, promoções e doações de pessoas físicas e jurídicas.

BERÇARIO I

  É no berçário que os bebês aprendem, por exemplo, os seus limites corporais, a diferenciar o que ele é e o que é o mundo à sua volta, e também a brincar. Todo esse ensinamento é feito a partir de estímulos sensoriais (o reconhecimento dos cinco sentidos) e motores, do compartilhamento dos conhecimentos por parte dos professores, e através da realização de jogos e brincadeiras.

 

 As brincadeiras acontecem de maneira estratégica, promovendo o aprendizado, a convivência com outras crianças e o reconhecimento de sensações, formas e cores. Sendo assim, os brinquedos encontrados nas instituições possuem um caráter mais pedagógico, permitindo a diversão e a educação dos pequenos.

MATERNAL II

 O maternal é o primeiro contato que a criança pode ter com o ambiente escolar, além de ser uma boa opção para pais que trabalham o dia todo e não têm com quem deixar os filhos.  É uma espécie de creche, porém, com a diferença de que há aulas mesmo para as criancinhas, assim como também há o tempo livre assistido. Os conteúdos trabalhados versam sobre questões básicas, como nomes, oralidade, ouvir e recontar histórias, bilhetes e recados, memorização, descrição de objetos, cenas e personagens, coordenação motora, formas geométricas, cores primárias, maior e menor, alto e baixo, aberto e fechado, leve e pesado, quente e frio, dentro e fora, calendário, textura, alimentação, higiene corporal e bucal, quantidades, etc.

PRÉ A, B

 A educação pré-escolar como segunda fase da educação infantil destina-se a crianças com idades entre os 4 a 5 anos, tendo como função pedagógica o desenvolvimento infantil. Suas atividades têm um objetivo significativo concreto hoje para a vida da criança. A pré-escola atende as necessidades da criança no ato de cuidar, educar, estimular e preparar as crianças para a alfabetização, trabalhando os pré-requisitos nos aspectos: psicossociais da criança, criando condições adequadas para o seu desenvolvimento, estimulando à criatividade, a autonomia, a cooperação e a criticidade considerando para isto, a história de vida de cada um, suas experiências e sua individualidade.

Endereço

Avenida Borges de Medeiros, 638, Santa Maria, RS

Contato

Horário de Funcionamento

Seg - Sex

8:00 am – 17:15 

bottom of page